Menu principal
 

Aproveitamento de Disciplinas

O setor que o estudante deve procurar é a Secretaria, onde ele deve protocolar:

Histórico Escolar (parcial ou final), com carga horária e notas;
Planos de Ensino dos componentes, contendo ementário, referências e cargas;

O parecer final será emitido pelo coordenador do curso, que avaliará se os componentes possuem no mínimo 75% de equivalência de similaridade de carga e conteúdo.Pode-se também somar disciplinas (exemplo: Programação I + Programação II), e só é permitido o aproveitamento do disciplinas em cursos de mesmo nível (superior e superior).

“Art. 51. Poderá ser concedido aproveitamento de estudos mediante requerimento dirigido ao Coordenador do Curso, protocolado pelo próprio aluno ou por seu representante legal junto à Secretaria Acadêmica, acompanhado dos seguintes documentos:
I – histórico escolar (parcial/final) com a carga horária e rendimentos acadêmicos dos componentes curriculares cursados;
II – planos de ensino dos componentes curriculares cursados no mesmo nível de ensino contendo no mínimo, ementário, conteúdo programático, referências e carga horária.
§1º. A verificação de rendimentos dar-se-á pela análise do processo, com base no parecer do Coordenador do Curso, respeitado o mínimo de 75% de similaridade dos conteúdos e da carga horária do(s) componente (s) curricular (es) do curso pretendido.
§2º. Pode-se combinar mais de um componente curricular para validação do componente curricular pretendido.
§3º. Todos os documentos exigidos devem ser emitidos pela instituição de origem.
Art. 52. Ficará a critério de cada câmpus a oferta do aproveitamento parcial de componente curricular, mediante regulamentação própria” (CONSUPER IFC, Resolução 057/2012).

new_banner1